Na campanha de controle da doença de Chagas neste mês de junho foram realizadas várias ações visando combater o mosquito da Dengue e o barbeiro, causador do mal de Chagas.
Entre as ações, durante o mês de junho, foram feitas borrifações dos sítios Bandeiras e Sozinho, num total de quatro residências, duas em cada localidade respectivamente, protegendo diretamente os habitantes das comunidades citadas.
Na captura do barbeiro, foi realizada a pesquisa parcialmente no sítio Almas, a onde foi capturado transmissores da doença em alguns imóveis, livrando a comunidade do agente responsável pela Doença de Chagas.
Dengue
No combate a dengue foi concluído o 3° ciclo e o alerta continua para toda a comunidade de São José de Princesa, tendo em vista as chuvas temporárias da região no período.
As pesquisas nos imóveis e o tratamento nos devidos depósitos no combate as larvas do aedes aegypti, foram fortalecidos e intensificados pelos Agentes de Endemias do Município.
Ação
A principal ação neste mês no combate ao Aedes aegypti veio através do carro fumacê, solicitado pelo secretário de Saúde do município Max, junto ao gerente operacional ambiental, Luís Almeida e Josa, e dos funcionários Álvaro e Vanderlei que executaram a UBV leve, evitando as doenças provocadas pelas arboviroses (doenças provocadas por mosquitos),especificamente as causadas pelo aegypti aegypti (dengue,febre chikungunya, zika vírus e febre amarela).
Na segunda semana deste mês foi reimplantado o sistema Sisagua (sistema de informação da qualidade da água para consumo humano), nas quais foram feitas as devidas coletas da água para análises de consumo humano.