Monday, 29 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
02/08/2023

São José de Princesa inicia resgate histórico das suas raízes

O município de São José de Princesa deu início ao projeto de resgate de histórico e preservação das suas raízes.
A ideia do projeto é registrar a história do município de São José de Princesa, o nascimento do povoado, a criação do município, o desenvolvimento da cidade.
As primeiras ações já foram iniciadas, o primeiro passo foi dado, através de conversas e entrevistas, ouvindo o habitantes mais antigos, que estão narrando pela oralidade a história de São José de Princesa.
A Secretaria de Educação deu início ao projeto, com o apoio da Prefeitura de São José de Princesa, ouvindo pessoas, seus contos, experiências e a vivência de cada um no lugar, na comunidade.
O primeiro entrevistado foi o senhor Francisco de Assis Diniz, da Comunidade de Patos de Irerê, uma fonte viva e primária da história do município.
A pesquisa, além de ouvir pessoas, as comunidades, também resgatará documentos, fotos, e outros registros históricos, trançando um perfil e a identidade do município.
Serão realizados vídeos, documentários, curtas, entrevistas, saraus, painéis fotográficos, e um livro com toda a história da cidade, sua tradição, identidade e narrativa.