Sunday, 28 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
06/06/2023

São José de Princesa terá posto de coleta para realização do teste do pezinho

A Secretaria de Saúde do município de São José de Princesa confirmou que em breve será implantado o um posto de coleta para a realização do teste do pezinho.

Com o posto na cidade, as famílias terão acesso e agilidade na realização do teste, que é importante para detectar doenças.

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Realizado gratuitamente em unidades básicas de saúde, é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes nos recém-nascidos.

O teste permite o tratamento precoce e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a essas doenças. Através da gota de sangue coletada do calcanhar do bebê, pode ser apontada, precocemente, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.

Neste 06 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, São José de Princesa esteve no Hospital Regional de Princesa Isabel participando de um momento de apoio e incentivo ao Posto de Coleta daquela unidade.