Friday, 19 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
09/12/2021

Vigilância Ambiental de São José de Princesa orienta cuidados para combater a Dengue

O município de São José de Princesa continua através da secretaria Municipal de S aúde vem desenvolvendo ações e estratégias permanentes no combate ao Aedes aegypti.

A vigilância ambiental divulgou o resultado do 3° levantamento do índice amostral ( LIA ), a ação visa, por meio do mapeamento, saber o índice dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya no município.

O levantamento foi realizado no período de 29/11 à 02/12, o resultado apontou um índice de infestação predial ( IIP ), por Aedes Aegyptide de 0,85, é importante destacar que estamos mantendo em situação satisfatória o controle do Aedes Aegypti, já que os dois primeiros levantamentos foram de 0,4 e 0,21.

A maioria dos criadouros do Aedes aegypti são encontrados dentro dos domicílios, no entanto, a vigilância ambiental orienta que toda a população precisa também fazer a sua parte, colaborando para que os mosquitos não se proliferam, e utilizar medidas de prevenção simples que tem grande impacto, eliminando os focos de água parada.

Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
Guardar as garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas;
Não jogar lixo em terrenos baldios;
Colocar sempre o lixo em sacos fechados;
Manter baldes,  caixas d'água sempre tampados e piscinas tratadas;
Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados.
Furar latas antes de serem descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.