Friday, 29 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
12/02/2020

São José de Princesa promove construção de biodigestor na Comunidade do Espinheiro

A Prefeitura de São José de Princesa, através da Secretaria de Agricultura do Município, está promovendo a construção de uma unidade de biodigestor na Comunidade do Espinheiro.

O biodigestor é um equipamento fechado onde a matéria orgânica é introduzida para ser decomposta por diversos micro-organismos anaeróbios. Como subproduto são gerados o biofertilizante e o biogás, que podem ser utilizados para outros fins, trazendo consigo lucros e benefícios ambientais.

A construção da unidade na Comunidade do Espinheiro está sendo realizada através de uma parceria com a Prefeitura da cidade, Secretaria de Agricultura, EMPAER do Governo da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba e Banco do Brasil.

Os biodigestores auxiliam o produtor no manejo correto dos resíduos das suas atividades e, conjuntamente a isso, fabricam novos produtos que podem ser usados pelo produtor rural. O biodigestor é um equipamento de simples construção e operação. Sua função é transformar matéria orgânica crua em biofertilizante de alta qualidade biológica; nesse processo, gera como resíduo um biogás, que pode ser utilizado como combustível.

Resíduos da produção rural - dejetos de suínos, bovinos e aviários, resíduos agrícolas, resíduos de lavagem e ração - costumam ser considerados problemas para o produtor rural, pois é exigido por lei que eles tenham uma destinação adequada, evitando que contaminem o meio ambiente.