Wednesday, 24 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
16/06/2020

Município de São José de Princesa proíbe fogueiras e fogos de artifícios

O município de São José de Princesa, por meio do Decreto Municipal número 39, que define outras medidas para o enfrentamento da pandemia e decorrente do coronavírus e outras providências, determinou a proibição de fogueiras e fogos de artifícios no território do município, por recomendação do Ministério Público da Paraíba, 06/2020, de oito de junho.

A queima de fogueiras e a sua produção de fumaça causaria mal estar em pessoas com problemas respiratórios, chegando muitas vezes a precisar de cuidados hospitalares, e a solta de fogo poderia causar acidentes, como queimaduras, com necessidade muitas vezes de cuidados médicos e internação hospitalar.

Rúbia Diniz, secretaria de Finanças do município de São José de Princesa afirmou que as medidas foram adotadas de acordo com as orientações do Ministério Público da Paraíba, e que é preciso preservar a saúde de todos, evitando situações que venham a provocar a necessidade dos serviços ambulatoriais.

“Só lembrando: em relação às fogueiras juninas, não se trata de deixar de lado nossas tradições, mas de se respeitar uma determinação do Ministério Público e, antes de tudo, se respeitar a vida. Nesse período, quanto menos risco de uso dos serviços de hospitais e UPA, melhor. Com fogueira e fogos de artifício há risco de queimaduras e crises alérgicas provocadas pela fumaça. Vamos zelar pela saúde do nosso Município”.

E finalizou:

“Este ano está atípico em tudo. Para os católicos, tivemos uma Semana Santa sem celebrações tradicionais (apenas pelas redes sociais); estamos mantendo distância de pessoas que amamos, para preservar sua saúde (e a nossa). Vamos fazer mais esse esforço. E quando tudo isso passar, e pudermos nos aglomerar e comemorar, façamos fogueiras em honra dessa alegria”.

+ COVID-19