Thursday, 28 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
11/10/2019

São José de Princesa realiza ações do Outubro Rosa





Neste dia 10 de outubro, foi realizado na Unidade de Saúde de São José de Princesa, ações em referência ao Outubro Rosa. 

Na oportunidade foram feitas palestras educativas com profissionais da área de Saúde, psicóloga, enfermeira, e outros profissionais, como também foi realidade a entrega de mais de 80 (oitenta) exames de mamografias. 

Em 2019, a campanha no Outubro Rosa tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os riscos) e a detecção precoce. 

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.


+ Ciência e Saúde




© Prefeitura de São José de Princesa de São José de Princesa/PB 2017, Todos os direitos reservados