Saturday, 20 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
04/10/2017

Prefeitura de São José de Princesa inicia campanha de vacinação antirrábica

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos começou na área da zona rural de São José de Princesa esta semana.

O Dia D da campanha acontecerá no dia 21 de outubro, até lá a Secretaria de Saúde da cidade irá divulgar os pontos de vacinação e o horário.

Os proprietários de animais, cães e gatos, podem procurar a Secretaria de Saúde do município para obter mais informações.

Sobre a doença

A raiva é uma doença grave causada por vírus do gênero Lyssavirus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa.

Os sintomas podem demorar a aparecer, mas quando o vírus atinge o sistema nervoso, o animal pode apresentar, de forma rápida e progressiva, mudança de comportamento como inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento; cães e gatos apresentam “tiques” como se estivessem mordendo o ar; salivação abundante; dificuldades para engolir; fotofobia (aversão à luz); mudanças nos hábitos alimentares; e paralisia das patas traseiras.